quarta-feira, 29 de abril de 2009

Mudam-se os tempos mudam-se as vontades


Tendo como ponto de partida o objecto de estudo que este blogue trata, o iPhone, o que me interessa abordar tem a ver com um novo hábito comunicacional. A internet no telemóvel.

O iPhone não foi pioneiro nesta tecnologia, já existiam p.d.a.'s com funções semelhantes, mas pode dizer-se que foi (e está a ser) popularizado por ele, nomeadamente em camadas etárias mais jovens. Pode afirmar-se, hoje em dia, que o Homem moderno está dependente do telemóvel. Quantas pessoas não dizem que não podem viver sem ele? Mas na verdade também a internet já se tornou indispensável ao dia-a-dia do Homem, como cidadão e como consumidor.



Ora com tecnologias como o iPhone e os seus semenlhantes este contacto com o mundo acontece agora onde quer que o utilizador se encontre, sendo que um computador portátil já permitia alguma liberdade mas não tanta.

Segundo um estudo mencionado pelo professor na cadeira de Sociologia da Comunicação, bastam três anos para que o número de acessos à internet através de telemóvel supere os feitos através de um computador. Isto deve-se ao facto da extensão da cobertura wireless ser cada vez maior e à disponibilização de redes institucionais gratuitas (Camâras Municipais, centros comerciais, associações culturais, etc.). Penso que a previsão dos três anos se vai cumprir mas também irá subir o número de vezes que uma pessoa acede à internet por dia, basta aguardar pela actualização dos dispositivos da antiga geração que ainda se encontram em utilização, nomeadamente o meu! Se já estivesse na posse de um iPhone era mais do que certo que triplicaria as minhas visitas à Web.

O que torna o iPhone apetecível, nomeadamente no acesso à intenet, é o seu ecrã. Como não tem teclas o ecrã ocupa toda a dimensão do telemóvel tornando a visualização dos conteúdos mais aceitavél do que nos aparelhos precedentes.

Como aspecto positivo aponto a consulta que é possivel fazer sempre que alguma dúvida urgente sobre algum tema surge. Quantas vezes estamos numa conversa e queremos lembrar de uma coisa ou um nome e não conseguimos? Ora muito bem, saca aí do telemóvel!
O lado negativo terá muitos aspectos a apontar também, sendo um deles, como já acontece com a internet de casa, o anti-socialismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário